Criadores de fundo de quintal
1. Motivo para criar: diversão, bom para as crianças, para ganhar dinheiro. Não filtra compradores e raramente recusa uma venda, mesmo se o comprador for inadequado.
2. Começa cruzando o cãozinho de estimação da família com qualquer outro cão da mesma raça, somente para ter filhotes puros(?) para poder ter retorno com o “prejuízo”. Não tem nenhum entendimento ou preocupação com genética, pedigree, linhas de sangue ou melhoria da raça e assim continua.
3. Apesar dos cães de estimação (pais e mães dos filhotes) possam ser amados, eles não foram testados quanto a displasia ou quanto a muitas outras doenças.
4. Não oferece nenhuma garantia durante a venda dos filhotes. Não está qualificado para dar nenhum suporte, caso algum problema (doença genética) venha a se desenvolver.
5. O vendedor tem um limitado conhecimento da historia da raça, não é filiado a nenhuma entidade de cinofila que o supervisione e oriente. Pode alegar que isto não importa para “apenas cães de estimação”. Mas alguns até conseguem se filiar.
6. Filhotes nascem em acomodações temporárias, algumas vezes em péssimas condições de higiene, indicando uma falta de investimento de longo prazo na criação e uma falta de cuidados verdadeiros para o bem estar dos filhotes. Na maioria das vezes não se preocupa com a sociabilização dos filhotes. Pra quê?
7. Mesmo quando vendem “apenas filhotes”, podem produzir pedigree ou pedigrees dos pais como campeões como prova de qualidade. Apesar disto o vendedor não aumenta seu próprio conhecimento durante a participação de palestras e ou seminários. Ele não está realmente envolvido em colocar seus cães em exposição para provar “qualidade”, e sim, para aumentar a vendabilidade dos filhotes.
8. Podem ser relutantes a mostrar ao comprador a ninhada inteira ou apresentar o pai e a mãe. Não sabe ou não fará nenhuma comparação/critica ao filhote ou aos antepassados dos filhotes.
9. Preços são tão baixos quanto do mercado local, pois ele precisa se desfazer dos filhotes rapidamente ou o preço é mais ou menos porque tem pedigree . Anuncia em diversos classificados de jornais locais e internet. Costuma entregar o quanto antes os filhotes, pois assim, evitam mais gastos.
10. Não se importa pelo futuro de filhotes individuais ou pela raça como um todo. Se você tem problemas com o filhote, não te ajuda a encontrar um novo lar para ele. Não se importa se um cão fora do padrão for colocado para acasalar, seja este um cão de sua propriedade ou um filhote por ele vendido. Nem sabe quem você é depois da venda até porque te vende sem saber de onde vc realmente é. Só precisa do endereço pra enviar a carga, o que faz o ano inteiro, pois tem ninhadas o tempo todo e de filhotes de várias raças.
RESUMO: É um imbecil. Fuja dele. Não incentive o comércio desse idiota. Se você não tem dinheiro para comprar de um canil idôneo, adote! Só não incentive o mercado negro porque o criador de verdade, acredite, NÃO tem lucro e a idéia dele não é lucrar. Ele encara a criação como vocação séria porque ama a raça, quer melhorá-la e divulgá-la e jamais irá vender um filhote, pelo preço que for, se entender que o comprador não merece aquele filhote.
(“Roubei” da Ale, do orkut. Texto perfeito, vale a pena ler e refletir)
Tags: Criador fundo de quintal
Trackback from your site.