AFGHAN HOUND

AFGHAN HOUND

Mensagempor Fox » Sex Jul 17, 2009 02:51

Um show em elegância, temperamento peculiar e astúcia desenvolvida no convívio com povos nômades.
O padrão demonstra algumas de sus definições:

"a cabeça é sempre portada alta; o olhar distante parece ver através das pessoas; a movimentação suave e elástica denota alta classe".

Ele é o protótipo da elegância canina.
Tem uma pelagem incomum para uma raça grande - os fios retos, lisos e sedosos que podem ir quase ao chão. Alguns complementam a beleza da pelagem com a barbicha ou mandarim, como é chamada pelos criadores.
Apesar de nem todos os exemplares a apresentarem.
Detalhe exótico: faixa de pêlos curtos sobre a linha da coluna, mais escura que o resto da pelagem.
Como um bom galgo, o físico do Afghan está entre os mais refinados da espécie. O corpo estreito e as pernas longas compõem um tipo esbelto.
A cauda é fininha e quase sem pêlos, fica enrolada como um ponto de interrogação.A raça dá um show pela maneira como se move. Quando anda, os passos leves e a cauda em riste são dignos de um desfile.
Ao parar, sua postura é perfeita, o pescoço ereto.
Ao deitar cruza as pernas dianteiras e repousa a cabeça sobre elas. Ao correr parece flutuar sobre o solo e a pelagem voa ao vento.

Imagem


No temperamento, o Afghan faz jus à fama de "distante".
Na verdade, a típica independência da raça pode passar a falsa idéia de desinteresse em estar junto aos donos. Não exige proximidade física, "mantém contato constante, mas de longe".
Não se submete a ninguém.
O convívio com o Afghan é sossegado, é um cão pacato. Apesar de grande, se costuma facilmente em ambientes pequenos.

PADRÃO OFICIAL
CBKC n° 228 de 30/5/94. FCI n° 228° de 24/6/87.
País de Origem: Afeganistão
Nome do país de origem: Afghan Hound

- Aparência geral: dá a impressão de força e dignidade, combinando velocidade e vigor. A cabeça é portada alta.
- Características: expressão oriental é típica da raça. O olhar do Afghan é distante e parece ver através das pessoas.
- Temperamento: indiferente e digno, com certa coragem e determinação.
- Cabeça e Crânio: crânio longo, não muito estreito, com occipital proeminente. Focinho longo, de presas fortes e stop leve. Crânio bem balanceado encimado por um longo topete. O nariz é, preferivelmente, preto sendo a cor fígado aceitável em exemplares de pelagem clara.
- Olhos: de preferência escuros, não penalizando os exemplares com olhos de cor dourada. Quase triangulares, ligeiramente oblíquos, no sentido do canto interno para o canto externo.
- Orelhas: de inserção baixa bem para trás, portadas rente às faces e revestidas por pêlos longos e sedosos.
- Focinho: maxilares fortes, com mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores se sobrepondo estreitamente com relação aos inferiores e bem alinhados na mandíbula. A mordedura em torquês é tolerada.
- Pescoço: longo, forte, portando a cabeça alta.
- Anteriores: ombros longos e inclinados bem alocados para trás ,bem musculosos, fortes, sem serem carregados. Membros anteriores retos com boa ossatura. Visto de frente aprumados com os ombros. Cotovelos bem ajustados, trabalhando rente ao tórax.
- Tronco: linha superior é reta e de nível, de comprimento moderado, bem musculosa, com a garupa inclinando-se ligeiramente na direção da cauda. Lombo reto, largo e, preferencialmente, curto. Ílios bem proeminentes e bem separados. Costelas moderamente arqueadas e boa profundidade de peito.
- Posteriores: fortes, com joelhos bem curvados e bem angulados. Longo entre a garupa e os jarretes que são relativamente curtos. Os ergôs podem ser removidos.
- Patas: as anteriores são fortes e muito grandes, tanto em comprimento quanto na largura e revestidas por pelagem longa e espessa. Os dedos são arqueados, metacarpos longos e flexíveis, almofadas plantares, perfeitamente apoiadas no chão. As posteriores são longas, mas não tanto quanto as anteriores, com as características de pelagem iguais.
- Cauda: de inserção baixa e tamanho médio, portada alta, quando em ação, formando um anel no final.
- Pelagem: longa e de textura muito fina na região das costelas, nos membros e nos flancos. Nos cães maduros, o pêlo é curto e denso ao longo de toda a linha superior.
- Cor: todas as cores são aceitas.
- Tamanho: machos de 68 a 74cm e fêmeas de 63 a 69 cm.
- Movimentação: suave e elástica, com estilo de alta classe.
- Faltas: qualquer desvio dos itens deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção se sua gravidade.

Nota: os machos devem apresentar os dois testículos bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.
______________________________

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Fox
Administrador do Site
 
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 14:58
Localização: Léo's Magic Kingdon

Voltar para Cães

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


cron