AKITA INU

AKITA INU

Mensagempor Fox » Sex Jul 17, 2009 02:53

Raça japonesa e muito presente na região de Akita, no norte do Japão, o Akita Inu é um cão de força e coragem.

Possui grande porte, olhos escuros e orelhas eretas apontadas para frente. A cauda é enrolada sobre o dorso e o pêlo é fino, não muito longo, podendo ser encontrado nas seguintes cores: sal-e-pimenta, pimenta-vermelho, pimenta-preto, tigrado, branco e manchado.

É um excelente guardião e companheiro. Além de guerreiro, é um animal pacato, inteligente, carinhoso e sincero. Adora brincar com crianças. O Akita acompanha a família e a protege sempre que necessário. Observador reconhece instintivamente quem é o seu dono ou o amigo do dono. Ao mesmo tempo, reconhece o inimigo rapidamente.

Não se trata de um cão amistoso com outros cachorros do mesmo sexo e do mesmo porte, devido ao seu passado nas rinhas. Sendo assim, é melhor evitar criar mais de um Akita dentro de casa.

O sentimento de competição desta raça é tão grande que, às vezes, é preciso separar os filhotes de uma mesma ninhada para que não briguem. Já com cães de outras raças e sexo oposto, se criados juntos desde pequenos, não há problemas do relacionamento.


PADRÃO OFICIAL:
CBKC n° 255b, de 6/6/94. FCI n° 255/GB, de 16/7/92
País de origem: Japão.
Nome no país de origem: Akita-Inú.
Utilidade: Guarda Prova de trabalho: para o campeonato, independe.

SUMÁRIO HISTÓRICO: originalmente japoneses, foram de porte pequeno para médio, Não existindo o porte grande. Originários da região de Tohoku, como cão de caça de porte médio o Akita Matagi (cão de caça ao urso, por volta de 1630 970 no clã dos Satake, na região Akita, onde os criadores promoviam rinha de cães que eram incentivadas para o crescimento do moral dos Barões das terras locais, de acordo com as reminiscências históricas. Subseqüentemente a raça recebeu influência de uma raça que se julgava ser um Mastife de propriedade de um engenheiro de minas, alemão nas minas de cobre de Kosaka e com um cão de rinha Tosa (acasalamento de porte médio do Shikoku Mastife com o Braco Alemão de Pêlo Curto, São Bernardo e o Dogue Alemão etc.) antigamente conhecido pelas orelhas pontiagudas e a cauda em anel, que eram as antigas origens do Akita, que foram perdidas. Em 1908, a rinha de cães foi proibida e a opinião pública tornou-se gradativamente favorável à preservação da raça entre os professores e as pessoas esclarecidas. Em 1919, a lei da preservação de monumentos naturais foi promulgada e, como resultado do esforço dos cinófilos, a raça foi desenvolvida daí por diante; em 1931, nove excelentes cães tornaram-se imensamente populares. No final da 2ª Guerra Mundial, em 1945, foram enviados esforços para eliminar a linhagem dos Mastifes e de outras raças estranhas aos poucos remanescentes Akitas, para definir o Akita puro, o que resultou na definição da cepa dos Akitas de grande porte conhecida nos dias de hoje.

APARÊNCIA GERAL: de porte grande, construção sólida, bem proporcionado e substancioso, características de sexualidade bem definidas, com uma figura de elevada nobreza e dignidade em sua modéstia; valentão por constituição.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: a relação de proporção entre a altura na cemelha e o comprimento do tronco é 10:11, sendo, nas fêmeas, ligeiramente mais longo.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO: decidido, fiel, dócil e receptivo.

CABEÇA: crânio proporcional ao tronco. Testa larga com um stop bem definido em um sulco sagital bem visível mas, sem rugas. Bochechas moderadamente desenvolvidas. A cana nasal é reta com a trufa volumosa e preta, sendo admitida a trufa cor de carne para os exemplares brancos. Focinho de comprimento moderado, largo nariz diminuindo sem ser bicudo. Os lábios são bem fechados. Os dentes, fortes, articulados em tesoura.

OLHOS: relativamente pequenos, triangulares, bem separados, de cor marrom escuro. Melhor a cor mais escura.

ORELHAS: relativamente pequenas, grossas e triangulares, ligeiramente inclinadas para a frente e eretas e inclinadas para frente, moderadamente separadas e sutilmente arredondada nas pontas.

PESCOÇO: grosso e musculoso, sem barbela e proporcional à cabeça.

TRONCO: dorso reto e forte, Lombo largo e musculoso. Peito profundo e antepeito bem desenvolvido. Costelas moderadamente arqueadas e o ventre bem recolhido.

CAUDA: de inserção alta, grossa e portada sempre bem enroscada sobre o dorso. Se for esticada, a ponta quase toca o jarrete.

MEMBROS ANTERIORES: ombros moderadamente inclinados e desenvolvidos, membros retos e boa ossatura, cotovelos bem ajustados.

MEMBROS POSTERIORES: bem desenvolvidos, fortes e, moderadamente, angulados.
PATAS: fortes, redondas, arqueadas e compactas.

MOVIMENTAÇÃO: elástica e potente.

PELAGEM: pêlo duro e reto, com um subpêlo macio e denso; a cemelha e a garupa são revestidas com uma pelagem ligeiramente mais longa; os pêlos da cauda são ligeiramente mais longos.

COR: ruivo, sésamo (gergelim), tigrado e branco. Com exceção do branco, todas essas cores deverão ter "URAJIRO". (URAJIRO=pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo e no pescoço, no peito, toda a linha inferior e face medial dos membros).

TALHE: altura na cemelha: machos-67cm; fêmeas-61cm. Com uma tolerância de, mais ou menos, 3cm.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
1) Máscara preta deve ser considerada falta.
2) Manchas brancas são toleradas, mas a ausência delas é preferível.
3) Medo.
4) Prognatismo superior ou inferior.
5) Língua manchada.
6) Características de sexualidade reversa.
7) Íris de cor clara.
8 ) Falta de dentes.
9) Cauda curta.

DESQUALIFICAÇÕES:
1) Orelhas caídas ou semicaídas.
2) Cauda pendente.
3) Pêlos longos (peludo).

NOTA: os machos devem apresentar dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.
______________________________

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Fox
Administrador do Site
 
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 14:58
Localização: Léo's Magic Kingdon

Voltar para Cães

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


cron