Imprimir

Alimentação

Escrito por Silvia Schultz - Médica Veterinária - CRMV - RS 12750 .

Cães, gatos e outros animais de estimação necessitam de alimentação adequada para que cresçam fortes e saudáveis.

Cães: Uma boa ração é importante, existem várias à disposição. Se dividem em Premiuns e Super Premiuns, e deve ser oferecida em horários regulares e de acordo com a idade do cãozinho. Dê preferência para boas rações (Super Premiuns), pois elas contém exatamente o que o animal precisa. Filhotes necessitam de uma ração específica para seu crescimento, e devem ser alimentados de 4 a 6 vezes por dia. Animais adultos também devem receber ração específica para idade e devem ser alimentados 2 vezes por dia. Na impossibilidade de fornecer ração, a comida caseira é indicada, porém, deve ser balanceada e conter todos os nutrientes que o cão precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Doces não devem ser oferecidos, bem como gordura e temperos em excesso. É importante retirar o pratinho de ração ou de comida depois que o animal comer e durante a noite para que insetos e roedores não se proliferem no alimento e acabem por contaminá-lo, podendo transmitir doenças.

A água deve ser fornecida durante todo o dia, e deve estar sempre fresca e limpa. Na necessidade de troca de marca de ração, é importante fazê-la de forma gradual, misturando as rações a fim de evitar diarréias.

Gatos: os felinos também devem ser alimentados com rações específicas, que podem ser secas ou úmidas, do tipo “sachêt”. Filhotes devem ser alimentados de 4 a 6 vezes por dia e adultos 2 vezes ao dia. Devem ter um local isolado e calmo para fazerem suas refeições, e ter sempre água limpa e fresca à disposição.

Tanto cães e gatos, quando recém nascidos e impossibilitados de receber leite materno, devem ser alimentados com leite especial. O leite de vaca puro deve ser evitado por causar diarréia. O leite sucedâneo pode ser usado como substituto do leite materno e pode ser encontrado pronto em farmácias ou então feito em casa utilizando os seguintes ingredientes:

- 1/2 xícara de ração para filhotes (cães ou gatos)

- 1/2 xícara de leite semi desnatado fervido

- 1/2 xícara de água fervida

Modo de Preparo: Ferver a água, o leite e jogar a ração para dar uma fervida junto. Em seguida, bater tudo no liquidificador, deixar esfriar um pouco e servir. Rendimento: Até 4 filhotes. Para mais de 4, usar 1 xícara de cada ingrediente. Obs.: Esta receita deve ser servida no ato e não armazenada, devido à fermentação da ração em contato com o leite e a água.

Gostou do artigo? Compartilhe então!

Hits: 5704

Comentarios (0)


Mostrar/Esconder comentarios

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy