Leishmaniose
Leishmaniose Visceral Canina
O Que é: A Leishmaniose canina é uma doença parasitária transmitida pela picada do mosquito infectado (fêmeas da espécie Lutzomia longipalpis - também conhecido por mosquito-palha). Trata-se de uma doença sistêmica grave, de curso lento e crônico. Trata-se de uma zoonose portanto merece sua importância na saúde pública.
Importância: O calazar canino, do ponto de vista epidemiológico, é considerado mais importante que a doença humana, pois além de ser mais prevalente, apresenta um grande contingente de animais infectados com parasitismo cutâneo, que servem como fonte de infecção para os insetos vetores. Estas características tornam o cão doméstico o principal reservatório do parasito. Durante epidemias o homem também pode servir como reservatório do parasito, para a infecção do inseto vetor.
O que queremos: informar, esclarecer e conscientizar a população acerca de métodos de prevenção, tratamento e controle da doença. Somos contra a matança indiscriminada de cães soropositivos/doentes, como prega o Ministério da Saúde. pois este método comprovadamente não contribui em nada para o controle da doença. Acreditamos que as políticas de saúde devam focar seus esforços em eliminar o mosquito transmissor da doença, e dar aos cães a oportunidade de serem tratatos e terem uma qualidade de vida digna ao lado de seus guardiões.
O que estamos colocando neste espaço portanto, são artigos, esclarecimentos e orientações acerca de métodos de prevenção, controle e tratamento da Leishmaniose Visceral Canina. Deixo claro que estes artigos não são da autoria da equipe do Portal Nosso Mundo, e estão sendo gentilmente cedidos por veterinários e colaboradores, que lutam pela sobrevivência destes cães tanto quanto nós. Gostaria de agradecer em especial a Vivi, por estar nos ajudando nesta batalha, a Bruna (do Caixa de PanBóris), ProAnima e a ONG Bichos Gerais, por permitir a divulgação de material do site aqui, bem como agradecemos aos veterinários que estão disponibilizando material para divulgarmos neste site.
O Portal Nosso Mundo agradece de coração.
EM BREVE NOVOS ARTIGOS SOBRE LEISHMANIOSE, AGUARDE!